Carregamento Sem Fio Danifica a Bateria do Smartphone?

É estressante ver a bateria do celular diminuir lentamente ao longo do dia

Embora odiemos admitir isso, poucas coisas são mais estressantes do que observar a bateria do nosso smartphone diminuir lentamente. A angústia só acaba quando finalmente conseguimos conectá-los a tomada novamente.

Mas, embora umas das coisas mais satisfatórias é ver nosso bateria em 100 por cento, a ideia de carregar uma outra bateria ou um cabo de carregamento na bolsa incomoda. Então nós simplesmente aceitamos ver nossa bateria acabando como parte da vida.

Uma coisa que poderia melhorar todo o processo é o carregamento sem fio. Essencialmente, seja através da tecnologia dentro do telefone ou de uma bateria especial, você precisará apenas colocar o celular no topo do carregador – sem cabos necessários – e ver o medidor de bateria subir.

Como o carregamento sem fio impacta minha bateria?

Embora o carregamento sem fio não seja novo, ainda é algo em que muitas pessoas não entendem. A tecnologia que permite que a bateria se reabasteça apenas descansando em uma espécie de pad parece muito mais complicada do que apenas conectar um cabo ao telefone e, portanto, um pouco mais confuso para a maioria.

Não existe nada a temer sobre o carregamento sem fio. A questão a ser respondida é como isso afetará sua bateria, mas primeiro, é preciso entender como o carregamento sem fio funciona.

 

Encontrando seu Qi

Embora existam alguns tipos diferentes de carregamento sem fio, o mais popular – e o adotado pela Apple – é a especificação Qi. Qi usa tecnologia de carregamento indutivo e não é difícil de configurar.

Na verdade, a Qi é tão popular que é encontrada em dezenas de modelos de carros diferentes em vários fabricantes, bem como restaurantes, hotéis e aeroportos em todo o mundo. De acordo com o Wireless Power Consortium, que é responsável pelo padrão Qi, existem mais de 5.000 locais públicos de Qi em todo o mundo.

Muitas empresas diferentes estão envolvidas, mas a grande maioria do carregamento sem fio usa Qi.

Danifica a sua bateria? Na verdade, o carregamento de qualquer tipo danifica

Como o Qi ainda é novidade para muitas pessoas, pode haver algum receio de que ela seja pior para a bateria do smartphone. É uma preocupação, é claro, embora a resposta à pergunta seja meio obscura.

De acordo com especialistas, não é uma boa ideia manter seu telefone totalmente carregado o tempo todo. Se é mantido dessa maneira com ou sem um fio é irrelevante. Embora você não possa sobrecarregar a bateria de um telefone, mantê-lo carregado ao máximo causará a degradação mais rápida da bateria.

A melhor maneira de explicar é através da ciência. A bateria de íon de lítio do seu telefone carrega os íons de ida e volta entre um eletrodo positivo e um eletrodo negativo. O eletrodo positivo liberta íons de lítio que migram para o eletrodo negativo, que são então armazenados como energia.

Enquanto a bateria está descarregando, os íons são movidos de volta ao lado positivo, o que então cria eletricidade. O eletrólito que serve como um meio de transporte dos íons se degrada ao ao longo do tempo, ou, neste caso, é usado.

Junto com isso, quanto mais carregada está a bateria, mais rápido o eletrólito se degrada. E esse processo acontece da mesma forma com o carregamento com e sem fio.

Então, sem fio ou com fio?

Acreditamos que o carregamento sem fio vai acelerar o declínio da bateria do seu telefone, porque as bobinas indutivas usadas no carregamento sem fio usam a bateria de íon de lítio para manter o telefone ligado enquanto está no pad de carga, enquanto que com carregamento com fio esta função está no cabo.

No entanto, a queixa de especialistas da indústria é que, enquanto a bateria normalmente diminuirá à medida que o número do ciclo de recarga aumentar, a vida útil da bateria vê um aumento de quatro vezes quando a quantidade de bateria drenada é mantida em cerca de 50%.

Em outras palavras, se você não deixar o seu telefone descarregar abaixo de 50 por cento e, em vez disso, simplesmente desligá-lo ao longo do dia, sua bateria pode durar ainda mais.

Qual o veredicto?

Tal como acontece com a maioria das coisas, geralmente há três lados para cada história. Neste caso, há o lado pro-sem fio e o lado anti-sem fio, com a verdade encontrada provavelmente no meio das duas.

As baterias para o iPhone 8 e X são projetadas para manter cerca de 80% de sua capacidade de recarga em 500 ciclos de recarga completos, e a maioria das pessoas parece poder usar seus smartphones por dois a três anos. Quanto tempo você ganha depende muito de como você recarrega seu telefone, embora a maioria das pessoas compram novos aparelhos a cada dois ou três anos.

Se você planeja mudar para a rede sem fio para recarregar sua bateria a escolha é sua. Como a carga de Qi continua aumentar sua popularidade, mais pessoas vão experimentar usar carregamento wireless e verificar por si mesmos se suas baterias são danificadas ou não – por causa disso.





Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *